ACAMJG - ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DO ATERRO METROPOLITANO DO JARDIM GRAMACHO

QUEM SOMOS

A inspiração para fundação da Associação de Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho – ACAMJG, tem origem de acordo com as lideranças dos catadores(as), que vivenciaram o processo, a partir do início da participação de um grupo de catadores(as) associados(as) à COOPERGRAMACHO, cooperativa fundada em 1996, dentro do antigo Lixão de Gramacho, em eventos da categoria em Brasília, Porto Alegre, Minas Gerais, o que desencadeou um processo de reflexão sobre a profissão e suas condições de vida, culminando com a ideia e a importância de fortalecer o grupo de trabalhadores(as), criando assim em 2004, uma comissão Pró Associação de Catadores.

Com o passar do tempo, e a ampliação do debate socioambiental, em relação à extinção dos lixões e a ameaça ao trabalho desenvolvido por eles, o grupo sentiu a necessidade de oficializar uma representação da categoria, sobretudo pelo fato da preocupação com o encerramento das atividades do Aterro, e assim fundaram no final desse mesmo ano, a Associação de Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho – ACAMJG.

ACAMJG - ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DO ATERRO METROPOLITANO DO JARDIM GRAMACHOA ACAMJG foi formada por catadores e catadoras que atuavam nas atividades no Lixão, que não conseguiram espaço no mercado de trabalho e encontraram na catação de materiais recicláveis no aterro de Jardim Gramacho, uma forma de sustento próprio e de suas famílias. O trabalho no aterro era desorganizado, em condições sub-humanas e os catadores e catadoras ficavam expostos a doenças e outras enfermidades comuns nesse meio. Este grupo, apesar de atuar em condições precárias, começou a trabalhar de forma organizada buscando melhorias para a categoria, tendo como um dos resultados a criação da ACAMJG.

Nos dias atuais, Associação de Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho – ACAMJG, é uma organização liderada por catadores e catadoras de materiais recicláveis.

Tem como objetivo:

• Lutar por garantias de direitos dos catadores e das catadoras do extinto Aterro Metropolitano de Gramacho, mais conhecido como Lixão de Gramacho, encerrado em 03 de junho de 2012.

Atualmente a ACAMJG tem seu corpo diretor composto por um presidente, uma vice-presidente, um diretor executivo e uma tesoureira e um conselho fiscal composto por 2 membros efetivos e membros suplentes. Atua em conjunto com as cooperativas que foram criadas pelos grupos de catadores/as que atuavam no Lixão de Gramacho, a saber: COOPERCAMJG, COOPERCAXIAS, COOPERGRAMACHO E COOPERJARDIM, que juntas compõem o Polo de Reciclagem de Gramacho.

A ACAMJG prima pela inserção socioeconômica dos catadores e catadoras que atuavam no aterro metropolitano de Jardim Gramacho – Duque de Caxias/RJ, através da implantação da coleta seletiva solidária com participação efetiva dos trabalhadores/as e pelo recebimento na prestação dos serviços ambientais prestados aos municípios, bem como órgãos participantes do Acordo Setorial de Embalagens em geral no cumprimento da logística reversa, conforme preceitua a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

CONTATO

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Quis ipsum suspendisse ultrices gravida.